Sobre

Queremos ajudar empresas e pessoas a fazerem escolhas mais sustentáveis!

 

SUSTENTAR = apoiar, resistir, aguentar, permanecer, CUIDAR. Manter o equilíbrio.

Nosso planeta é nossa casa. É de onde vem nossa comida, o ar que respiramos, a água, fundamentais para nossa existência. Todo nosso SUSTENTO vem da natureza!

Nosso bem-estar físico e emocional também depende do ambiente que nos cerca. Quem não gosta de um banho de rio, de mar, de cachoeira? Quem não se encanta com um por do sol iluminado? Ou com a lua cheia? Quem não se sente melhor depois de colocar os pés na terra?

 Se você chegou até aqui é porque se importa, porque busca o equilíbrio. E você não está sozinho!

 

Quem somos

Idealizada por Luna Filartiga em 2015, a Ecoamos nasceu de sua vontade de adotar hábitos mais sustentáveis. Mas não foi fácil! Ao buscar produtos e serviços que a ajudassem nesta jornada se deparou com uma grande lacuna de informações. Quando percebeu que outras pessoas também passavam por isso, uma luz se acendeu. Criou uma base de dados de empresas e produtos sustentáveis e compartilhou no mundo virtual. Uma Vitrine de produtos sustentáveis!!!

Em janeiro de 2019, Elaine Teixeira, se associou à Ecoamos por acreditar no poder de transformação dos indivíduos. Bióloga, mestre em ecologia e conservação. Trabalha com conservação da natureza desde 1998. Trabalhou com educação ambiental, com áreas protegidas, foi gerente de RPPN no Pantanal, gerente de projetos na Amazônia, prestou consultoria para empresas sobre Serviços Ecossistêmicos e hoje está focada em sustentabilidade empresarial e consumo consciente.

Ou seja, duas mulheres, mães, com uma vontade gigantesca de que nossos Ecos sejam ouvidos!

 

O que queremos

Entendemos que a sustentabilidade é uma grande escada, feita de pequenos degraus, que devem ser superados diariamente. Por isso:

Acreditamos que um mundo ecologicamente equilibrado, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso é possível, e que depende de cada um de nós!

Queremos ajudar as empresas a refletirem sobre os impactos de seus processos, a adotarem práticas mais sustentáveis e comunicarem mais assertivamente suas ações em prol da sustentabilidade.

Queremos mostrar às pessoas que existem opções mais sustentáveis e acessíveis e ajudá-las a escolherem com mais consciência.

Queremos que os governos estejam mais comprometidos com o desenvolvimento sustentável, através de legislações, regulações e financiamentos que valorizem os negócios que prezem pelo equilíbrio da Terra.

 

ECOAMOS – O que damos ao mundo recebemos!

 

Quem está conosco

De 2015 até hoje, reunimos mais de 750 empresas/iniciativas que estão fazendo a diferença. São muitas opções para que você tenha um modo de vida mais equilibrado.

A Ecoamos é uma Vitrine de Empresas/Iniciativas e produtos sustentáveis. Aqui você encontra informações sobre como os produtos que você busca colaboram para a sustentabilidade do meio em que vivemos.

Pesquisamos e estudamos muito para identificar os critérios mínimos que um produto deve apresentar para ser considerado sustentável. Usamos como referência o pensamento de Ciclo de Vida do Produto, os Indicadores de Sustentabilidade do Instituto Ethos e do SEBRAE, as Diretrizes para Informação aos Consumidores da One Planet Network e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Destacamos, assim, uma série de questões e as organizamos em um formulário para que as Empresas/Iniciativas se auto avaliem e destaquem os “Critérios de Sustentabilidade” que atendem, seguindo o pensamento do Ciclo de Vida do Produto: 1. Gestão; 2. Matéria prima e produção; 3. Embalagens e Transporte; 4. Uso e disposição final; 5. Transparência.

Foram identificados 16 “Critérios de Sustentabilidade”, que sugerimos que você considere ao escolher um produto:

Empresa legal / Trabalho Digno / Fornecedor legal / Ações socioambientais / Produto Atóxico / Materiais de Baixo Impacto / Economia de Água / Qualidade do Ar / Economia de Energia / Energia Limpa / Redução de Resíduos / Embalagem de Menor Impacto / Transporte Otimizado / Desempenho / Logística reversa / Transparência

Um produto só é exibido na Vitrine se atender, ao menos, três "Critérios de Sustentabilidade": meio ambiente, social e econômico.

 

Vovó, porque essas orelhas tão grandes? 

Dúvidas, Críticas, Sugestões, Desabafos? Estamos sempre de ouvidos bem abertos!

Quer saber mais sobre nossos critérios? Viu alguma informação incongruente? Escreve urgente para a gente...

 

Antes de desconfiar nós confiamos até que se prove o contrário!

A comunicação transparente é a base da confiança!

Fala Comigo: contato@ecoamos.com.br

Todos os Direitos Reservados © 2020
Facebook
Instagram
Pinterest
Linked In